Eventos de 2008

Curso de verão – Fevereiro de 2008

O laboratório de Robótica Educacional ofereceu um curso de 20 horas de Introdução a Robótica para os alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, elétrica e computação com objetivo de trabalhar conceitos básicos de mecatrônica e apresentar os projetos em desenvolvimento no laboratório.

Curso de Robótica básica para alunos da graduação do CT

II Olimpíada Brasileira de Robótica – II OBR - Etapa Estadual

Neste ano o LRE promoveu a etapa estadual da II OBR, [6] realizada em 16 de agosto com a participação de 18 equipes do Ensino fundamental e Médio de escolas públicas e particulares do Estado. O evento aconteceu no ginásio de esportes da Universidade e contou com a colaboração de alunos da graduação em Engenharia Elétrica, Mecânica e Computação como juízes no evento. As equipes que obtiveram a 1ª colocação na categoria do ensino Fundamental e na categoria do ensino Médio foram classificadas para a etapa nacional da OBR que será realizada em outubro na cidade de Salvador-BA.

A Escola Estadual Clóvis Borges Miguel participou da II OBR em duas modalidades: Prática de Sumo de Robôs e Duatlon, sendo classificada nesta ultima para competir na etapa nacional em Salvador-BA. Esta equipe foi capacitada no laboratório de Robótica da UFES por alunos da graduação em engenharia elétrica para representar o estado na etapa nacional.

Figura 10. II OBR – Etapa Estadual

Além de capacitação de equipes para participação em campeonatos, o laboratório também oferece espaço para alunos da graduação nas engenharias para desenvolvimento de projetos específicos, relacionados a seguir:

MECSHOW – Feira da Mecânica, Elétrica e Automação [7] – 18 a 20 de junho de 2008 – Pavilhão de Carapina – Serra.

Projetos Expostos:

IEEE Standard Education Kits

Robô Seguidor Pessoal

Cubo de Rubik

2. ISA SHOW – ESPÍRITO SANTO [8] - 20 e 21 de agosto de 2008 – Centro de Convenções – Vitória.

Projetos Expostos:

a) IEEE Standard Education Kits

b) Robô Seguidor Pessoal

Fig.14 Exposição no evento ISASHOW

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.